quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Bons budistas não dão bons artistas

Alguns amigos meus são (ou serão) grandes artistas. Há algo de nato neles, como se a expressividade do que falam ou fazem fosse mais fluida, menos enviezada. Esses mesmos amigos são os mais instintivos, no bom e no mal sentido. De duas uma: ou seu auto-conhecimento é pobre ou o auto-controle que é fraco. São sempre pessoas com um que de descontrole, daquelas que você nunca diria: "como é calmo esse sujeito".

E acho que artistas precisam ter isso mesmo. Esse descontrole. A música do músico, o quadro do pintor, a escultura, o livro, as obras em si não podem ser gestadas com rédea curta. O controle total do criador geraria um texto de auto-ajuda, empresarial, mercadológico, mas nunca belo, no sentido mais "artístico" do termo, embora eu tenha minhas dúvidas quando a um conceito/consenso do que seria a "Arte". O legal da "arte" está nessa expressão íntima do autor. Nessa sinceridade que pode ser percebida de alguma forma. Se "arte" é alguma coisa, acho que deve ter a ver com isso. Matemática nunca será arte. Fractal de cu é rola. Se é pra ser racional faça um teorema e não uma poesia.

Eu, nos meus eternos conflitos intra-pessoais, racionalismos, pensamentos analíticos demais, não creio ter muito talento pra ser artista. Mas talvez eu consiga balancear o lado direito com o esquerdo do cérebro e me fazer mestiço.

3 comentários:

  1. A mulher que me dava aula de desenho semestre passado na Belas Artes dizia algo do tipo sobre os primeiros desenhos que eu fiz lá. Que eles eram muito "politicamente corretos", muito certinhos, que todo mundo olharia e diria que está bonito, mas não causavam estranhamento ou uma sensação de estar olhando pra algo muito expressivo...
    Ela dizia que os meus desenhos tinham "muita beleza, mas pouca estética".

    Vai ver é por isso que tou na publicidade em vez de nas artes plásticas ;D kkkk

    ResponderExcluir
  2. de qualquer forma, intimisto ateh o osso soh resulta em psicodelia que soh o autor entende. vide curtas-malucos-experimentalistas.

    ResponderExcluir
  3. aff.
    como eu fico nessa?
    quero ser budista.
    mas vc já me viu dirigindo e sabe que o auto controle desce do carro quando eu entro.
    e quero ser artista.

    aff.
    vc destruiu os meus sonhos, mtfckr.

    ResponderExcluir

por favor, não seja um spam.