quarta-feira, 2 de julho de 2008

sem sentido

Já reparou que "inércia" vem de "inerte". Ou talvez o contrário. Bom, de qualquer forma essas palavras estão etimologicamente ligadas, embora seus sentidos sejam conflitantes.
Se eu estiver parado e nada vier me encher o saco, eu vou ficar parado, inerte. Isso é inércia, certo?
Rá. Só parcialmente. Porque se eu estiver em movimento e não tropeçar nem sofrer resistência, também continuo me movendo. O contrário de "inerte". A raiz etimológica nem sempre condiz com a semântica.

Outro exemplo é "eu na minha cama acordando pela manhã" e "inércia". Uma expressão que, a princípio, não tem nada a ver com a palavra, mas que, no meu caso, são praticamente sinônimos. É que eu preciso de uma perturbação pra me mover, sabe? Uma cutucada qualquer na minha inércia corporal. Caso contrário fico lá, inerte. Minha mão vai por conta própria até o celular adiar por mais 10 minutos o alarme. Não configura um "movimento" propriamente dito.

Mas quando algo faz começar em mim uma locomoção, aí só a maior resistência do ar pra me parar. Se meu telefone toca e é alguém com quem quero ou devo falar, aí eu me sento, converso e, quando desligo, continuo acordado e me movimentando. No início mais lentamente, mas depois com ânimo total, como se a resultante das forças sociais fosse me acelerando.

Sempre que preciso acordar numa hora específica (eu usei o verbo "precisar". isso é sério, mesmo...) coloco o meu celular/despertador longe, o que me obriga a levantar para desligá-lo, começando assim a movimentação.

Hoje eu deveria ter acordado às 9 horas e, às 10h, estar no colegiado do meu curso. Isso, por si, não é estopim para movimento algum. Só quando o Ticle me ligou é que fui levantar e começar a minha inércia movimentosa diária. Tanto que cá estou escrevendo.

Eu sei que deveria ter ido no colegiado e feito tudo o que tinha que fazer lá, mas, nesse papo de inércia, a "direção do movimento" costuma ter vários sentidos...

4 comentários:

  1. é, todo dia de manhã também experimento essa inércia...
    Só que no meu caso acho que ela demora mais a passar, hehe

    ResponderExcluir
  2. você é bonitinho demais.
    e eu, convencida que sou, acho que todos os textos foram escritos pra mim.
    santa identificação.

    ResponderExcluir
  3. Eu, on the other hand, tenho cada vez mais medo. mê-do.

    ResponderExcluir
  4. Ê moço,
    inércia tá esse negócio aqui, né
    Aqui, te indiquei pra dois selos, olha eles aqui: http://lalarecicla.blogspot.com/2009/01/ganhei-selos.html
    É bacana, quer dizer, maneiro. Coisa de quem tem blog.
    Bjos

    ResponderExcluir

por favor, não seja um spam.