sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

lágrima

Era seu sonho.
Ele treinou a vida inteira para este momento.
A cada gota de suor de caia de sua testa nos treinos ele tinha mais certeza de que estava no caminho certo. Treinava de dia e à noite. Sob chuva ou sol.
E não era apenas dedicação. Seu corpo fora moldado pelos genes, como se anos de evolução humana tivessem culminado em seu ser. Um corpo adaptado para uma tarefa específica. Não ordinariamente, seus músculos e formas foram tão magistralmente formados para o fim que ele mesmo se propusera a alcançar, que quase parecia mentira. Era surreal para os outros competidores acreditar em seu próprio sucesso diante dele. Estava predestinado.

Entretanto, mesmo com tantos vetores apontando para o sucesso certo, com tantas certezas o circundando e o empurrando rumo ao pódio garantido, ele hesitou.
Ao se deparar com aquele obstáculo à sua frente, o qual havia superado por diversas vezes dias atrás e desde pequeno, ele tremeu. O que antes fora fácil, agora era o impossível. Ninguém o disse isso, ou o desmotivou nesse sentido triste e derrotista. Mas ele sabia.
O obstáculo antes familiar e inofensivo cresceu diante de seus olhos, tornando-se um colosso intransponível. A dúvida se multiplicou em seu coração. O que ele mais queria era vencer, superar a si mesmo e aos outros. Transpor esse obstáculo, para o qual ele havia treinado toda sua vida. Para o qual ele focou cada um de seus esforços em cada um de seus dias. Mas em sua mente, querer já não era mais poder.

E ele ficou lá parado. O mundo inteiro o assistia e esperava o espetáculo da superação humana. Mas não se moveu. Como que esperando o obstáculo descer dos confins dos céus e voltar a ter a altura que ele estava acostumado.

Nada aconteceu. Nada mesmo. Nem ele foi de encontro ao desafio que tanto almejou, nem o mundo parou de esperar sua coragem se manifestar. Ficaram tudo e todos, o atleta, o mundo e o obstáculo, inertes, imóveis, inevitavelmente solidificados, à espera do grande momento, que definiria os rumos do esporte e das vidas de todos os que observavam.

E exceto pela lágrima que escorria pelo rosto do atleta, nada mais se moveu por muito, muito, muito tempo...